Albino Forjaz de Sampaio
O elogio do vicio  (2023)
Brochura, miolo em papel pólen soft 80gr, 156págs.
Capa em papel marrakech.
Formato: 20x13cm. 2a. edição.
Tiragem de 50 exemplares.
Coleção Nimbus-8. 

Este volume segue a ortografia dos originais.
Seleção e organização de Camilo Prado.

Disponível
R$ 35,00 (+ R$ 8,00 - registro módico)
Aquisiçãoedicoes.nephelibata@gmail.com

Albino Forjaz de Sampaio (1884-1949) é um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa da primeira metade do século XX. Sua obra tem duas fases, a primeira, até princípios dos anos 20, mais voltada para a crônica e o conto, escrita num estilo sarcástico e erudito, a segunda mais voltada para a crítica literária e historiográfica.

  Na primeira fase, da qual aqui se publica duas amostras, Sampaio cronista e Sampaio contista, sua prosa causou polêmica e o autor foi acusado de ser "imoral"; ainda que seus livros foram muito lidos e lhe renderam fama de escritor maldito devido à mordacidade de suas crônicas e aos seus contos de tonalidades decadentista.

  É portanto com grande orgulho que as Edições Nephelibata, nestes tempos bombardeados de lixo made in USA, traz para seus seletos leitores a elegante acidez da prosa lusitana, erudita e suburbana, de Albino Forjaz de Sampaio.

  

[Crônicas:  Litteratura / A questão ortográfica / O passado / Religiões / Academias / O elogio do vicio / Excentricos / Automobilismo / Invenções / Wells / Tatuagens] 
[Contos: O filósofo / O bêbedo / O cigarro / A morte / O abismo / Famintos / Da loucura á enxodia / A expiação / Uma noite de rusga]


 
 


Nephelibatas em movimento